sexta-feira, 21 de maio de 2010

Não tem preço

Recentemente ouvi a seguinte fala em um seriado de tv: "Criar filhos deve ser a coisa mais difícil do mundo (...) e também a mais recompensadora". Acredito nisso. O que acontece é que ainda estou tentando prepará-los adequadamente para que lá na frente goze da recompensa de ter cumprido meu dever de pai. É preciso indicar os caminhos, "ensinar a pescar", e acima de tudo ser persistente para conseguir mostrar a importância de valores como disciplina, obediência, independência, iniciativa, entre tantos outros. Me canso de repetir as mesmas coisas, e justamente quando me questiono se ainda vou acertar mais do que errar, algo simples e simultaneamente incrível acontece.
Era um domingo frio, mas ensolarado. Fomos ao parque para que as meninas brincassem e meu filho pudesse, pela primeira vez, trocar figurinhas. Minha tentativa para que interagisse foi frustrada por ter poucas figurinhas e ele achava que ninguém fosse se interessar. Então, desistiu! Apesar da argumentação de que não era bem assim, tudo foi em vão, estava irredutível. Nem a proposta de tentar sozinho, em troca de mais alguns envelopes de cromos auto-colantes, foi aceita...e aí perdi a paciência.
Passados alguns minutos, resolvi tentar novamente. Mostrei que bastava que se misturasse, deixando suas figurinhas à mostra e aos poucos estaria sendo abordado pelos demais para as almejadas trocas. E funcionou! Em poucos instantes lá estávamos nós falando com um e outro, figurinha pra cá, álbum pra lá, uns tentando até vender, principalmente as brilhantes e também as tidas como mais difíceis. Além de ter superado a timidez ainda aprendeu, na prática, o que minhas palavras foram incapazes de explicar.
Senti um gostinho de vitória por conseguir, mesmo que não imediatamente, pensar em uma saída alternativa. E com grande satisfação me peguei repetindo mentalmente : "Adoro quando dá certo, adoro quando dá certo". Enquanto isso, ele ia caminhando com um sorriso no rosto e mais de setenta figurinhas inéditas na mão. Resumo da estória: Entrada no parque R$0,00, 10 pacotes de figurinhas R$7,50!, ver meu filho aprendendo...não tem preço. Até domingo que vem!

Um comentário:

  1. É uma sensação maravilhosa mesmo... ver algo que vc fez dando certo e sabendo que irá dar mais frutos dali pra frente.

    Sempre tenho essa sensação quando vejo que consegui ensinar algo a minha querida Abigail.

    Muito Gratificante!

    ResponderExcluir